• Tamanho da Letra

  • Versão para imprimir

  • Enviar para um amigo

NOTICIAS / Rio +20

21.06.2012

Rio+20: Itaipu e FAO avançam na implantação de escritório no PTI

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, foi recebido nesta quarta-feira (20) no espaço da ONU, no Rio Centro, pelo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva. Eles acertaram os detalhes finais para a imediata implantação de um escritório da organização no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Esta será a primeira vez que a FAO terá mais de um escritório em um País. No Brasil, a representação está sediada em Brasília e agora ganhará mais duas no Paraná (no PTI e na Emater, em Curitiba). “A ideia da FAO é levar iniciativas bem-sucedidas da Itaipu, voltadas à sustentabilidade das atividades agropecuárias, para outras regiões do mundo, especialmente América Latina e África”, afirmou Samek.

Um dos projetos que despertou o interesse do Graziano é o do cultivo de peixes em tanques-rede. Por isso, ele convidou Samek para, nos próximos meses, fazer uma apresentação das ações da Itaipu relacionadas a agricultura e alimentação à direção mundial da FAO, em Roma.

O Governo do Paraná também é parceiro da iniciativa. O governador Beto Richa já assinou decreto liberando o técnico da Emater Walter Bianchini para coordenar a representação no Estado. Agora que o organismo internacional regulamentou a abertura de novas representações no País, os novos escritórios deverão entrar em funcionamento nas próximas semanas.