• Tamanho da Letra

  • Versão para imprimir

  • Enviar para um amigo

NOTICIAS / Comunidades indígenas

02.02.2017

Comitê Gestor Avá Guarani faz, no Ecomuseu, a primeira reunião de 2017

 
Líderes das comunidades indígenas Tekoha Ocoy, de São Miguel do Iguaçu, e Tekoha Añetete e Itamarã, de Diamante D’Oeste, participaram, nessa quarta-feira (1º), no Ecomuseu, da primeira reunião do Comitê Gestor Avá Guarani de 2017. Também compareceram representantes da Itaipu e de outras entidades apoiadoras, que atuam diretamente nas aldeias.
 
O encontro foi dividido em duas partes. Pela manhã, os líderes das comunidades debateram temas relacionados ao projeto Sustentabilidade das Comunidades Indígenas – que tem o objetivo de melhorar a infraestrutura das aldeias, fortalecer a autonomia e o sentimento de identidade étnica e cultural e, ainda, contribuir para a valorização das tradições. O projeto está vinculado ao conjunto de ações do Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu.
 
“Eles debateram o papel dos guaranis para que a sustentabilidade aconteça em seus diversos eixos”, explica Marlene Curtis, gerente da gerente da Divisão de Ação Ambiental (MAPA.CD) da Itaipu. “As instituições são apoiadoras, mas quem faz a sustentabilidade do modo de ser guarani são eles próprios.”
 
À tarde, representantes das prefeituras de São Miguel do Iguaçu e de Diamante D’Oeste e outras entidades apoiadoras, como Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, discutiram diversos temas, como formas de estimular a recepção de grupos às aldeias e a organização da Semana Cultural Indigena, que acontecerá em Abril.
 
Reuniões como essa, com todos os grupos, acontecem três vezes por ano. A previsão é que as próximas ocorram em julho e novembro.