• Tamanho da Letra

  • Versão para imprimir

  • Enviar para um amigo

EVENTOS

04.03.2016

Palestra com Leonardo Boff em Toledo antecipa programação do CAB

O município de Toledo irá receber, no próximo dia 4 de março, um evento preparatório para o encontro Cultivando Água Boa 2016 (CAB 2016). Na ocasião, o teólogo, escritor e professor universitário brasileiro Leonardo Boff desenvolverá uma mesa redonda sobre Diálogos para a Sustentabilidade. O evento, que é uma realização da Itaipu Binacional por meio do Programa Cultivando Água Boa, tem apoio da Prefeitura de Toledo por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA).
 
A ação faz parte de um círculo de palestras desenvolvido pela Itaipu, que também acontecerá em Cascavel, Guaíra e Matelândia, abrangendo os municípios que fazem parte da Bacia do Paraná 3 (BP3), área de atuação da Itaipu Binacional. No encontro, o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Miguel Friedrich, fará uma explanação sobre o programa Cultivando Água Boa e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Na sequência, o telólogo Leonardo Boff traz a palestra ‘Cuidando da Nossa Casa Comum’ e comanda os diálogos.
 
Conforme a gestora em Educação Ambiental da SMA e coordenadora do Comitê Gestor, Tânia Maria Iakovacz Lagemann, será um momento de reflexão sobre os atuais agravantes ambientais, culturais, éticos e sociais existentes no mundo e principalmente na nossa região. “Será uma grande oportunidade, com uma referência mundial nesse assunto, para refletirmos sobre os cuidados que temos e que devemos ter, com os diálogos para a sustentabilidade e questionamentos sobre o que podemos fazer em relação a miséria, em diversos sentidos”, comentou.
 
Para prestigiar o evento a Secretaria de Meio Ambiente está convidando representantes de diversas entidades, clubes de serviço, conselhos, comitês, universidades, secretarias municipais, Núcleo de Educação, Câmara de Vereadores, entre outros. “São 250 pessoas convidadas, de oitos municípios da região. Mas o evento é aberto à comunidade interessada, basta que a pessoa manifeste interesse e solicite seu convite da SMA”, destacou Tânia. Para solicitar o convite deve ser feito o contato pelo (45) 3252-2641.
 
Programação:
 
8h – Recepção com café
8h30 – Acolhida (apresentação cultural)
8h40 – Abertura oficial
9h – Cultivando Água Boa e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Nelton Miguel Friedrich – Diretor de Coordenação e Meio Ambiente – Itaipu Binacional
9h30 – Cuidando da nossa casa comum Leonardo Boff – Teólogo
10h30 – Diálogos
11h – Encerramento
 
Sobre Leonardo Boff
 
Leonardo Boff é doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela Universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos. É autor de mais de 70 livros.
 
Esteve presente nos inícios da reflexão que procura articular o discurso indignado frente à miséria e à marginalização com o discurso promissor da fé cristã gênese da conhecida Teologia da Libertação.