• Tamanho da Letra

  • Versão para imprimir

  • Enviar para um amigo

ENCONTROS / ENCONTROS ANUAIS

Encontro de experiências pioneiras e inovadoras de iniciativas sociais na gestão da água

Clique aqui para acompanhar o evento ao vivo, pela internet. Ou acesse o endereço https://www.youtube.com/watch?v=8JBM0Z2jOEU.

Click here to read the program in English.

Criado em 2010 para fomentar iniciativas alinhadas com os objetivos estabelecidos em documentos como as Metas do Milênio e a Agenda 21, que possam garantir a gestão sustentável e de longo prazo dos recursos hídricos e de forma a apoiar as ações da Década da Água (2005-2015), o prêmio Water for Life reconhece as melhores práticas na gestão da água no planeta. A cada ano, com um tema diferente, é dado ênfase a um determinado aspecto relacionado à questão da água.

Desde 2010, a ONU Água premiou iniciativas da Índia, Cingapura, Japão, Bolívia, África do Sul, Moldávia, Filipinas e Brasil, em duas categorias: melhores práticas de gestão da água e melhores práticas de participação, comunicação, despertar da consciência e educação.

Agora, pela primeira vez, essas iniciativas exitosas vão se reunir, em Foz do Iguaçu (Brasil), para uma troca de experiências, visando a formação de uma rede mundial de boas práticas. A expectativa é reunir representantes de 20 países.

Entre os participantes estão a Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Isabella Teixeira, a diretora do Programa Década da Água, da ONU, Josefina Maestu, a presidente honorária da Woman for Water Partnership, Alice Bouman-Dentener, a vice-diretora da ONU Água, Blanca Jiménez-Cinseros, o diretor da Fundação Ecodes, Víctor Viñuales, os diretores gerais da Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, além de representantes das iniciativas premiadas com o Water for Life.

sobre o encontro

O encontro reunirá ganhadores do Prêmio Water for Life, da ONU Água.
      
2015
5ª Edição: Água e desenvolvimento sustentável
Categoria 1: Cultivando Água Boa, Itaipu-Brasil
Categoria 2: Artes sociais para a mobilização comunitária e acesso seguro à água, Índia
                     Projeto Água, Ecoescolas, África do Sul
2014
4ª Edição: Água e energia
Categoria 1: Programa de Políticas Hídricas de IWMI-Tata, Índia
Categoria 2: Programa NEWater (Água Nova), Singapura
2013
3ª Edição: Cooperação em matéria de água
Categoria 1: Gestão das bacias subterrâneas utilizando o sistema da natureza na cidade de Kumamoto, Japão
Categoria 2: Água e saneamento para todos na República de Moldávia
2012
2ª Edição: Água e segurança alimentar.
Categoria 1: Proteção dos Lagos de Bangalore para a posteridade: estabelecendo um precedente legal para a conservação dos lagos como bens comuns
Categoria 2: Estratégia de comunicação para a mudança social e de comportamento para a promoção de três práticas chave e o uso adequado dos serviços dotados em 4 municípios do Departamento de Cochabamba, Bolívia
2011
1ª Edição: Gerenciamento de águas urbanas
Categoria 1: Programa de restauração do sistema fluvial As Pinas – Zapote, Filipinas
Categoria 2: Um enfoque participativo na aprendizagem e a sensibilização pública em temas de água e saneamento, Durban, Municipalidade de Thekwin
    
Objetivo geral: Intercâmbio de experiências e conhecimento sobre os elementos chave dos processos sociais na gestão da água, para a articulação de uma rede global de iniciativas inovadoras neste âmbito.
    
Objetivos específicos:
1.    Celebrar os 5 anos do Prêmio “Água – Fonte de Vida”, da ONU Água e servir como ponto de encontro entre os diferentes premiados entre 2011 e 2015.
2.    Reforçar as boas práticas mediante a valoração da conveniência da criação de uma rede de práticas que tem como elemento-chave os processos sociais de gestão da água.
3.    Ajustar as bases de uma REDE GLOBAL DE INICIATIVAS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA.
4.    Debater e considerar os grandes objetivos estratégicos da possível REDE e os meios que se podem empregar para consegui-los.
5.    Considerar o papel proposto pelo Cultivando Água Boa para o apoio da rede.
6.    Considerar como os organismos das Nações Unidas e, se for o caso, outras organizações internacionais presentes no encontro podem apoiar a REDE.
7.    Considerar como as instituições do governo brasileiro presentes no encontro e as instituições de outros países podem apoiar a criação e o funcionamento da REDE.
    
Espera-se que durante o encontro se debata a "DECLARAÇÃO PELA GESTÃO PARTICIPATIVA DA ÁGUA" apresentada em Zaragoza nas sessões da sociedade civil da Conferência Anual Internacional da ONU Água em janeiro de 2015.

inscrições

Evento dirigido a convidados, não aberto a inscrições.

local do evento

Hotel Golden Park - R. Alm. Barroso, 2006 - Centro, Foz do Iguaçu - PR

parceiros


    
Realização: Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas
     
Co-organização: Comunidad de Madrid, Itaipu/Cultivando Água Boa, Fundação Ecodes, UN Water, Canal de Isabel II
    
Apoio institucional: ANA, Ministério do Meio Ambiente, Governo Federal
    
Cooperação: Unesco