Itaipulândia: O Caminho Adiante

  • por: Editor
  • [28.05.2014]
  • Categoria:
Troca de Experiências

Após revisitar seu passado através das rodas de viola e memória e a visita aos museus, o município de Itaipulândia voltou-se para seu futuro: nesta terça (27), foi feita a coleta de lixo eletrônico na cidade. Eles já tem serviço de recolha, mas devido aos Encontros CAB, tudo o que foi reunido ficou exposto na Praça Isidoro Royer, próxima à prefeitura, mostrando como o consumo desenfreado diminui o tempo de vida útil de alguns domicílios.
     
Ao longo do dia, cidadãos sentiam-se compelidos a reunirem seus lixos eletrônicos e levarem até o palco da praça. Com isso, foram recolhidas centenas de lâmpadas (fluorescentes e incandescentes), televisores e computadores, dentre outros materiais, como baterias, celulares usados e óleo já utilizado na cozinha. A iniciativa era também de distribuir lixeiras “papa-pilhas” para que a população em geral tenha outras alternativas para efetuar o descarte.
     
Enquanto a ação com o lixo seguia, outra atividade concomitante ocorria: na parte da tarde, no morro Nossa Senhora Aparecida. De lá, foram soltos mais de mil balões por 30 crianças com idades entre 5 e 7 anos de idade, da Escola Municipal Dona Leopoldina, além do prefeito municipal Miguel Bayerle, do Gestor do município Gelson Lautert, do gerente de Departamento de Integração Regional de Itaipu, Gilmar Secco, dentre outras autoridades. Mas, com balão na mão, todo mundo vira criança. Os balões, que continham sementes de ipê, prenderam a atenção de todos com o colorido que se espalhou pelos céus da cidade, despertando a imaginação de todos que tentavam saber para onde o vento os levaria.
     
Os balões soltos eram biodegradáveis, tendo em sua composição mais de 90% do látex natural, para que desapareça rapidamente na natureza, deixando com que apenas a semente se desenvolva. A atitude, além de um belo visual mesclando cores ao azul e branco de cima, serviu de boa lição aos pequenos. “Essas sementes não significam só o reflorestamento,” explicou o Gerente de Integração Regional de Itaipu, Gilmar Secco, “Mas o exemplo que está sendo dado a essas crianças.”

Comentários

Comentar

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação