Curso ensina voluntários a analisar qualidade das águas dos rios

  • por: Editor
  • [21.05.2014]
  • Categoria:
Troca de Experiências

Alunos da Casa Familiar Rural Getúlio Prati, do Colégio Estadual Vital Brasil e representantes do Poder Público e da comunidade receberam uma capacitação entre os dias 12 e 15 de maio, sobre o Programa Monitoramento Participativo da Qualidade das Águas dos Rios.
      
As atividades foram ministradas pelo engenheiro ambiental, Paulo Henrique Squimvami, e tiveram por objetivo instruir os participantes na teoria e prática sobre a realização de análises físico-químicas, ambientais e biológicas, e relatórios das atividades, os quais são elementos essenciais para a avaliação da qualidade das águas.
     
O principal objetivo do programa é fazer o acompanhamento e avaliação da qualidade das águas dos rios, utilizando metodologias simples e eficientes, capazes de serem empregadas pela própria comunidade.
     
Durante a capacitação, os voluntários receberam informações sobre a ecologia dos rios e gestão das águas, aprenderam a identificar os bioindicadores da qualidade da água e ainda tiveram práticas de campo no Rio Jacutinga.
     
Conforme explica a secretária municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Silvia Maccari, em Vera Cruz esse programa funciona há quatro anos, no entanto há rotatividade de participantes visto que este trabalho é realizado por voluntários.
     
“O processo de capacitação é de suma importância para dar confiabilidade às informações. Além disso, o curso possibilita que esta técnica empregada seja amplamente utilizada e de domínio da população, sendo uma ferramenta na gestão descentralizada dos recursos hídricos”, enfatizou a secretária Silvia.
     
O aluno Cleiton Bento Motta, da Casa Familiar Rural - CFR participou da capacitação e relata sobre essa experiência. “Foi um curso muito bom, pois além da teoria aprendemos na prática a analisar a situação das águas dos nossos rios”, destacou.
     
Para o aluno da CFR, Victor Emilio Muller, o curso proporcionou o repasse de informações importantes, que ajudarão o grupo a coletar dados mais precisos, a respeito dos rios. “Já participávamos das campanhas do monitoramento, no entanto ainda não tínhamos recebido uma capacitação tão completa como essa. Acredito que a partir de agora teremos melhores condições de desenvolver esse trabalho”, relatou.
     
MONITORAMENTO
- O projeto Monitoramento Participativo é desenvolvido pela empresa de consultoria ambiental Ecovis, através do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Itaipu Binacional e Prefeitura Municipal de Vera Cruz do Oeste.
      
ENCONTROS E CAMINHOS CAB - Essa capacitação integrou a programação do Projeto Encontros e Caminhos Cultivando Água Boa, em Vera Cruz do Oeste.
      
Fonte: Prefeitura de Vera Cruz do Oeste.

Comentários

Comentar

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação