• Tamanho da Letra

  • Versão para imprimir

  • Enviar para um amigo

Educomunicação

A Educomunicação é a utilização de ferramentas de comunicação para promover a educação ambiental. Baseada em uma das linhas de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), do Ministério do Meio Ambiente, o objetivo da educomunicação é proporcionar meios interativos e democráticos para que a sociedade possa produzir conteúdos e disseminar conhecimentos relacionados ao tema. No caso do Cultivando Água Boa, esse processo se dá por meio da produção de materiais impressos e documentos comunicativos elaborados a partir das atividades realizadas. 

Além de documentar informações importantes para serem compartilhadas, esses materiais abrem também um espaço onde a comunidade pode expressar e divulgar suas ideias. São exemplos desses materiais o Caderno de Receitas Saudáveis da Bacia do Paraná 3, as Cartas dos Pactos das Águas e a publicação "Círculos de Aprendizagem", do Programa Formação de Educadores Ambientais (FEA). 

Por meio da educomunicação, o Cultivando Água Boa possibilita o compartilhamento dos saberes e experiências adquiridas nas ações do programa — uma importante ferramenta de promoção da educação ambiental.