• Tamanho da Letra

  • Versão para imprimir

  • Enviar para um amigo

Resultados

O resultado de um trabalho de conservação como esse tem valor inestimável, em especial para as futuras gerações. Preservar e valorizar o patrimônio cultural e ambiental de uma região é, sem dúvida, instrumento fundamental para o estabelecimento da cultura da sustentabilidade, a começar pela sensibilização das gerações presentes. A cada ano, milhares de turistas e visitantes vindos de diversas regiões do país e do mundo têm contato com o acervo do Ecomuseu, vivenciando uma experiência de aprendizado ambiental e antropológico. Ao longo de sua existência, já passaram pelo espaço mais de um milhão de pessoas, uma média de duas mil visitas por mês.

Como resultado mensurável deste trabalho tem-se a conservação permanente de cerca de 20 mil peças do acervo museológico, o que inclui maquetes, aquaterrário e objetos representativos das coleções arqueológicas, geológicas, etnográficas, históricas (insígnias, objetos comemorativos, numismática, máquinas e equipamentos, documentos históricos), faunísticas (entomologia, taxidermizados e ictiofauna), botânicas (exsicata, carpoteca, xiloteca, semioteca e herbário), de ciências e tecnologia e de artes.

Outro importante resultado do programa é a articulação de parcerias, o que acabou por estimular a criação da Rede Regional de Cultura, Memória e Museus. A organização é composta por representantes de instituições públicas e privadas e da Itaipu Binacional. Outra realização é o projeto do Centro Virtual de Memória Regional, atualmente em fase de diagnóstico.