• Tamanho da Letra

  • Versão para imprimir

  • Enviar para um amigo

Resultados

Os resultados obtidos pelas atividades de monitoramento e avaliação ambiental têm sido fundamentais para orientar o trabalho da Itaipu como um todo. O estabelecimento de uma rede de monitoramente em parceria com a comunidade tem tido efeitos positivos, principalmente para as ações do Cultivando Água Boa. 

Neste trabalho de monitoramento participativo já foram criados sete grupos de agentes comunitários que atuam nos rios Sabiá e Xaxim, nos municípios de Matelândia e Céu Azul; nos rios Toledo e Lopeí, no município de Toledo; na Sanga Funda e no rio Ouro, no município de Ouro Verde do Oeste; nos rios Tucano e Guavirova, no município de Santa Terezinha de Itaipu; e nos rios São João e Buriti, no município de Itaipulândia.

Outro resultado da ação é o diagnóstico das águas subterrâneas da Bacia do Paraná 3, realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além dos benefícios para a comunidade e para a Itaipu, esse trabalho tem sido também de grande utilidade para os comitês gestores de bacias. As informações obtidas pelo monitoramento permitem elaborar um Plano de Gerenciamento da Bacia detalhado, com base em dados concretos, o que dá suporte às decisões quanto aos padrões de qualidade da água compatíveis com seus usos múltiplos.