• Tamanho da Letra

  • Versão para imprimir

  • Enviar para um amigo

Resultados

As ações do programa Gestão por Bacias do Cultivando Água Boa trazem resultados para toda a população da Bacia do Paraná 3. São benefícios diretos, como a melhoria da qualidade dos recursos hídricos que abastecem a região, e indiretos, como o terraceamento de áreas agrícolas, adequação de estradas rurais, recuperação de nascentes, adubação verde, entre outros.
 
Entre os resultados já alcançados estão mais de 6 mil hectares de áreas agrícolas terraceadas, além de cerca de 500 quilômetros de estradas rurais adequadas. Ainda com relação ao sistema viário rural, foi feito cascalhamento em 429 km de extensão. Para o isolamento das áreas de matas ciliares, foram construídos aproximadamente 800 km de cercas, contribuindo com a proteção e restauração de florestas nativas.
 
Quanto às medidas de saneamento rural, foram instalados 118 abastecedouros comunitários que evitam o abastecimento de pulverizadores agrícolas diretamente nos cursos d'água e, consequentemente, a contaminação das águas por agrotóxicos. Também foram doados 137 distribuidores de dejetos de animais, possibilitando sua adequada destinação em lavouras e pastagens e reduzindo riscos de contaminação dos recursos hídricos e do solo.