• Tamanho da Letra

  • Versão para imprimir

  • Enviar para um amigo

Desenvolvimento Rural Sustentável

Possibilitando uma cadeia produtiva sustentável

Satisfazer as necessidades da geração presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras fazerem o mesmo. Este é o princípio do desenvolvimento sustentável. E para isso o programa Cultivando Água Boa tem trabalhado. Levar este princípio às comunidades, inserindo-o no seu dia a dia, na sua cultura, é um dos mais importantes desafios do programa. No caso das comunidades rurais que vivem no entorno da Bacia do Paraná 3, esse trabalho é feito por meio do programa Desenvolvimento Rural Sustentável. 
 
A região possui quase 26 mil propriedades rurais conduzidas em sistema de produção familiar. Isso represente cerca de 90% do total de agricultores da bacia. Durante décadas essas famílias absorveram tecnologias industriais visando à modernização de sua produção, organizada em monoculturas intensivas em capital, ou seja, que se utilizam de maquinário pesado e grandes quantidades de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

São sistemas de produção pouco sustentáveis, uma vez que a degradação ambiental decorrente é bastante alta, com erosão dos solos, contaminação de mananciais e pouca diversidade biológica, além dos riscos à saúde pública. No âmbito social, esses modelos acarretam a redução de empregos, insegurança alimentar, incapacidade de conservação dos recursos naturais e perda do conhecimento popular das gerações anteriores.

O programa Desenvolvimento Rural Sustentável traz a esses agricultores a possibilidade de rever seu modelo de produção. Por meio de metodologias participativas, o programa oferece às famílias um leque de opções para desenvolver toda a sua cadeia produtiva. Para isso, dá o apoio necessário no processo produtivo, estimula a transformação artesanal dos produtos, ajuda a organizar a comercialização e, ainda, promove o turismo no espaço rural.
    
Clique AQUI para acessar a descrição do projeto na Plataforma FAO de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável.